I made this widget at MyFlashFetish.com.

Derrota para o Corinthians manteve em sete o número de pontos conquistados pelo técnico longe do Olímpico e Autuori tem 15,5% de rendimento fora.

|

Questionada, a diretoria do Grêmio é enfática: fez esforço para trazer Paulo Autuori do Catar e pretende implementar um projeto a longo prazo com o técnico. O contrato vai até o fim de 2010. O desempenho até aqui, entretanto, incomoda. A nova derrota para o Corinthians, no sábado, manteve em sete o número de pontos conquistados pelo técnico longe do Olímpico – 15,5% dos 45 disputados fora de casa no Brasileiro.

Em 2005, campeão da Libertadores e sem a obrigação de G-4, Autuori teve números semelhantes no São Paulo: em 42 jogos, venceu 16 vezes, perdeu 16 e empatou 10. Preocupa, portanto, que o desempenho do técnico seja uma questão de perfil. Seguir apostando em Autuori, cujo time agora precisa de sete vitórias em nove jogos para ir à Libertadores (o que representaria um salto de 47,1% para 77,7% no aproveitamento), é uma das nove questões a serem resolvidas pelo Grêmio ainda em 2009. Confira as outras oito:

1. Decidir-se sobre Douglas Costa

Se 2009 acabasse hoje, Douglas Costa terminaria o ano pior do que terminou 2008. Na temporada em que deveria estourar, o meia de 19 anos teve de trocar a pré-temporada no Grêmio pelo Sul-Americano Sub-20, foi humilhado publicamente por Celso Roth, lesionou-se no Gauchão e foi mal nas poucas chances que teve no segundo semestre. Na volta do Mundial Sub-20, é hora do Grêmio decidir se encontrará lugar para o jogador no time. Uma vaga em aberto é a de Jonas, cuja lesão no tornozelo lhe abreviou o Brasileirão. Talvez seja a chance de Douglas encarreirar oito jogos no ataque a partir do Gre-Nal.

2. Investir ou não em Maxi

Manter Maxi López custaria ao Grêmio 1,5 milhão de euros. A decisão de ficar com o centroavante argentino, entretanto, ainda depende do desempenho dele no restante do Brasileirão. A favor, pesa o carisma do atacante junto à torcida, boas atuações e a possibilidade de vendê-lo posteriormente, já que tem 25 anos e trânsito na Europa. Contra, o salário salgado (R$ 200 mil mensais) e o desempenho discreto no Brasileirão (nove gols).

3. Resolver a lateral-direita

Palavra do vice de futebol, Luiz Onofre Meira: Mário Fernandes não será o lateral-direito em 2010. O Grêmio pretende buscar na base ou no mercado um jogador para a posição. Em 2009, dois já foram contratados e dispensados: Ruy e Joílson. Em 2010, a ideia é valorizar Mário onde o jogador atua melhor, na zaga. Na posição, ele é considerado uma joia que vale, no mínimo, 10 milhões de euros.

4. Resistir aos compradores

Sem as verbas generosas e o acréscimo no quadro social que trariam uma Libertadores, o Grêmio deve se preparar para analisar com carinho propostas por seus melhores jogadores. Réver e, especialmente, Victor e Souza deverão ser assediados. A direção, no entanto, diz ter como pagar a folha salarial de hoje se o mesmo elenco ser mantido em 2010.

5. Preparar Rochemback e Lúcio

Fábio Rochemback e Lúcio, até aqui, dão uma resposta inferior ao esperado pela torcida. Há de se considerar que ambos vestiram a camisa Tricolor logo após recuperar de lesões graves, sem ritmo de jogo em seus clubes na Europa. Como ambos têm contrato até julho de 2010, a ideia é prepará-los fisicamente para começar o próximo ano em ponto de bala.

6. Aplicar o vestibular 2010

Resultados de campo à parte, o time passa agora a avaliar a permanência para 2010 de jogadores como Herrera, Perea, Túlio, Renato Cajá e até mesmo a do capitão Tcheco, cujo contrato se encerra no fim do ano. Destes, a pior avaliação é a de Herrera. Além de não corresponder em campo ao investimento milionário, repercutiram mal suas recentes declarações de amor ao Corinthians. O atacante está suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Coritiba, no domingo.

7. Vencer o Gre-Nal

Pode ser o campeonato que resta ao Grêmio. Em um momento de instabilidade do arquirrival, uma vitória no beira-rio no próximo dia 25 aliviaria o clima no Olímpico, além de complicar a classificação colorada à Libertadores. Contra o Coritiba, o Grêmio

8. Testar os guris

Um dos objetivos de Paulo Autuori é integrar profissionais e base. Adilson e Mário Fernandes e Bruno Collaço, no entanto, tem sido os únicos a serem escalados. Quanto menores as chances de Libertadores, maiores às de testar guris como Maylson e Róberson sem pressão. joga com um time de penduradores: se Victor, Réver, Bruno Collaço, Lúcio, Fábio Rochemback, Tcheco ou Maxi López receberem cartão amarelo, não jogam o clássico.

Zero Hora
Clic Esportes

0 comentários:

 

©2009 Grêmio Campeão do Mundo... | Template Blue by TNB